Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

MAPA MENTAL DO NOVO CORONAVÍRUS

por Geissy Reis, mestranda em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil)


Desde o contexto do nordeste brasileiro, trago em papel, com a utilização de lápis e giz de cera, processos históricos, não exclusivos deste país, mas aqui também situados (no Brasil), que somados à pandemia pelo coronavírus, compõe parte do dramático quadro em que estamos vivendo hoje. Busquei expor o concatenamento de ideias a partir do marco coronavírus; quando penso na pandemia há uma relação de causas e consequências? Se sim, quais? Há instituições e/ou processos pré-existentes que fazem confluir mais e mais rapidamente a disseminação do coronavírus? Quais? De que modo as chamadas “políticas da morte” se aglutinam à este cenário de calamidade pública, e continuam a levar à morte grupos humanos, identidades, memórias, cosmovisões e indivíduos sociais?

(clique nas imagens para ampliar)

É consensual na Antropologia da Saúde, do Corpo e da Doença, no Brasil, que o saber biomédico não exima os demais campos de saberes de suas reflexões e contribuições científicas, ou não deveria, justo porque a tríade: corpo, saúde e doença situa-se no campo da vida, indexada esta que está às condições socioeconômico-culturais da existência. Deste modo, me pus a pensar e a transcrever pensamentos, em torno da pandemia, deste esta perspectiva; o cenário de adoecimento e morte pelo coronavírus, é também o cenário da a) desigualdade sociocultural, b) da precarização dos serviços públicos, nomeadamente a educação e a saúde, c) da violência de gênero, d) do racismo, e) da violência a povos e comunidades nomeados tradicionais, entre eles, quilombolas e indígenas, entre outros.

Os aqui citados marcadores sociais da diferença (e também os não mencionados), imprimem marcas distintivas em sujeitos sociais e grupos humanos, e continuam atuais neste estado pandêmico.

João Pessoa (Paraíba, Brasil), 7 de abril de 2020.


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
CRIA (11 de Abril de 2020). MAPA MENTAL DO NOVO CORONAVÍRUS. CONFINARIA. Recuperado em 27 de Março de 2025 de https://doi.org/10.58079/n271


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.