Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

PANDEMÓNIO

por Vasco Gil Calado, doutorado em Antropologia (ISCTE) e investigador no SICAD


Da minha janela veem-se bem os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Na verdade, medem-se melhor através do que já não consigo ver: as carrinhas que, ainda de madrugada, não vêm trazer os alunos ao Colégio Alemão, os aviões que a toda a hora não cruzam o Campo Grande, as filas de trânsito que à tarde não se formam na avenida e até as gaivotas que, indiferentes ao resultado, não vêm à minha rua nos dias a seguir aos jogos do Sporting. Os melros ainda por cá aparecem mas não se demoram, se calhar porque aparentemente nada se passa por estas bandas. O parque infantil está encerrado, assim como a escola de dança, a galeria ou a loja de candeeiros.

Foto do autor

 

 

 

 

 

 

 

 

O que eu consigo ver bem são os olhares de desconfiança. Há duas epidemias que acontecem em paralelo: a da COVID-19 e a do medo. Tanto o novo vírus como o medo são contagiosos. Mais do que a distância, é o afastamento que é praticado com convicção. Na rua as pessoas andam cabisbaixas e evitam olhar-se quando se cruzam na fila da farmácia. Os que correm ao fim da tarde fazem por parecer que são apenas gente que tem pressa para chegar a algum lado e não quem já não aguenta ficar em casa e precisa cansar os músculos. Os corredores sabem que são alvo de crítica (o «vai trabalhar, malandro» de antigamente é agora o «fica em casa, idiota»). Os únicos que vejo andar na rua de cara levantada são os agentes da PSP, que dois a dois patrulham – sem grandes medidas de distanciamento físico, diga-se – um bairro onde agora nada acontece no espaço público. Não há carros estacionados em segunda fila nem putos a tagar paredes ou a fumar ganzas nas traseiras das esplanadas.

Da janela para dentro que vejo é o triunfo dos eletrodomésticos, que é o nome de uma música dos Sitiados (nem de propósito!). Na vida dos confinados modernos, os ecrãs adquirem uma importância quase vital. Durante a II Guerra Mundial, os sitiados sabiam as novidades do mundo e da frente de guerra através da rádio. Hoje, para os sitiados do século XXI, o telemóvel, o tablet e o computador não são formas de comunicação com o mundo, são o próprio mundo. Onde se trabalha e se finge que se trabalha, onde se alimenta o alarme social e se combate o pânico moral, onde se questiona a verdade única e crescem as teorias da conspiração, onde ao mesmo tempo, e num tom de voz parecido, se diz que vai ficar tudo bem e que vamos todos morrer. Onde se combate a solidão – no ciberespaço ninguém está confinado, pois não há paredes (só firewalls). Toda a gente sabe que ninguém suspira sozinho.

É também no ciberespaço que se forjam ativismos e campanhas de solidariedade. A cantiga já não é uma arma. Não como os memes ou as mensagens de whatsApp, pelo menos.

Estamos em abril mas este ano a poesia não está na rua. Temporariamente, esperemos.

Lisboa, 6 de abril de 2020.


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
CRIA (9 de Abril de 2020). PANDEMÓNIO. CONFINARIA. Recuperado em 11 de Setembro de 2026 de https://doi.org/10.58079/n26w


2 comentários em “PANDEMÓNIO”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.