REINVENTANDO O FAZER. AFINAL, COMO ENXERGAR A VIDA PÓS PANDEMIA?

por Ranielly Dornelas de Araújo Paula, estudante de Psicologia (Centro Universitário UNISÃOMIGUEL, Pernambuco/Brasil)


Dormimos em um mundo e acordamos em outro completamente diferente do habitual. De repente abraços e beijos se tornaram armas e distanciar se tornou ato de amor.  A Disney não tem mais o mesmo encanto, magia, beleza, a muralha da China não é mais fortaleza e nosso Cristo redentor clama por todas as pessoas que foram e estão sendo reduzidas a números de óbitos todos os dias, sem nem se quer ter a oportunidade de uma despedida!  São pessoas que, assim como nós, leitores desse texto, eram o amor da vida de outras pessoas, tinham sonhos e objetivos que com certeza não se resumiriam a ser mais um no leito de uma unidade hospitalar.

foto de autoria desconhecida

A COVID-19 trouxe um desastroso cenário do qual fomos pegos desprevenidos. Trabalhadores de todos os setores, estudantes, idosos e crianças foram sujeitados a refazer o seu fazer. O cumprimento das horas de trabalho, estudo estão sendo realizadas de casa, por meio de mensagens, áudios e vídeos conferências. Mas claro, muitos, infelizmente não têm esse privilégio frente a pandemia e precisam todos os dias saírem de casa voltando com a dúvida de contaminação e com medo de contaminarem seus entes que se encontram em distanciamento.

O distanciamento social foi proposto com intuito de reduzir os indícios de novos casos, consequentemente, não gerar o colapso dos hospitais brasileiros. Mas até que ponto esse distanciamento está sendo benéfico? Toda essa falta de contato por meses com amigos e familiares pode trazer diversos problemas nos níveis individual, familiar, comunitário e social. A garantia do bem-estar físico da nação é apresentada como interesse primário, porém, da forma como se apresenta tal situação, medidas que garantam o bem-estar psíquico também devem ser levadas em consideração. Uma vez que implicações psicológicas vivenciadas agora podem ser mais duradouras e prevalentes que o próprio adoecimento pela COVID-19.

Apesar disso, em todo esse contexto de incertezas, o anormal se torna normal! É normal estar ansioso, disperso, com medo, angustiado ou mesmo estressados. Somos seres repletos de emoções e devemos ser vistos em toda nossa complexidade. Ainda mais se levarmos em consideração toda essa situação vista por muitos, apenas nos livros de história. Mas óbvio, essas alterações devem ser escutadas por profissionais e analisadas. Afim de, com êxito, superar essa fase que sim, vai passar!

Somos, em meio a todo esse cenário atípico, convidados a refletir. Para quando, enfim pudermos sair de casa, possamos reviver e viver novos momento de maneira plena, da melhor forma. Que quando tudo isso acabar e pudermos gritar para o mundo “CONSEGUIMOS” continuemos vulneráveis a compaixão com o próximo. Que os abraços se tornem hábitos, curando almas acometidas. Continuemos aplaudindo das janelas os profissionais da saúde, mães, professores, trabalhadores que mesmo nesse contexto mantiveram nossas ruas limpas e todos os outros que de alguma maneira honrosa se prontificaram a estar na linha de frente para salvar vidas. Somos frágeis e finitos. Então, quando voltarmos a rotina cuidemos do planeta, do próximo e de nós mesmos. Jamais esquecendo o que vivemos. Jamais!

Recife, 31 de maio 2020.


26 comentários em “REINVENTANDO O FAZER. AFINAL, COMO ENXERGAR A VIDA PÓS PANDEMIA?”

  1. Parabéns gata….cada dia mais surpreendendo….tudo isto vai passar assim e que sirva pra todos nós a grande lição que vai nos deixar…Grande reflexão minha linda….vc vai longe….Deus o abençoe!

  2. Em meio a esse contexto, a um reflexo de pandemia instaurada no mundo, possamos enxergar o que de fato está a nos ensinar com todo esse cenário. Sejamos luz na vida um do outro, que conseguimos ver e entender o outro ser, é nessa perspectiva de tudo vai acabar que seguimos forte a um mundo novo de mudanças. Parabéns pelo belo texto!

  3. A nossa trajetória aqui é muito curta .O que podemos contribuir para a formação de nossos filhos é isso. Orgulho de vc ser minha filha. Parabéns e sucesso na sua Vida!!!

  4. Belíssima reflexão prima. Lhe desejo todo sucesso do mundo!!!😚😚😚👏👏👏👏👏👏🤘🤘🎉🎉🎉🎉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.